Biópsias orofaciais

A biópsia é um procedimento simples, confiável, de ampla aplicabilidade e de fácil execução. É realizado rotineiramente e consiste na remoção de tecidos para posterior estudo anátomo-patológico. Os riscos de realizá-la são mínimos e superam, em muito, as consequências de um diagnóstico errôneo ou inadequado.

É indicado para o diagnostico de vários tipos de doenças, desde as mais inofensivas, até as mais complicadas, como neoplasias. Porém a grande maioria de resultados finais, são mais compatíveis com patologias simples. Assim, nem sempre a solicitação de uma biópsia estará relacionada com diagnósticos mais preocupantes.

Para a execução de uma biópsia é fundamental a seleção de local apropriado, tendo em vista que as características histológicas podem variar em lesões não-uniformes.

AS BIÓPSIAS PODEM SER CLASSIFICADAS DE ACORDO O COM FRAGMENTO REMOVIDO EM:

  • Excisionais: quando há remoção completa da lesão;
  • Incisionais: quando apenas parte da lesão é removida.

O material deve ser conservado em solução de formol a 10%, em frasco previamente identificado, com os dados do paciente e enviado à um laboratório especializado. O resultado é emitido em forma de um laudo denominado histopatológico, onde constam características macroscópicas e aspectos histológicos sugerindo ou indicando em muitos casos um diagnóstico seguro e definitivo.

Geralmente, o tempo necessário entre a remoção da lesão e o diagnóstico do Patologista gira entre 5 a 10 dias. Todavia, existem lesões de difícil diagnóstico e outras situações (biópsia do osso) nas quais o resultado pode ser um pouco mais demorado.

De posse do resultado, o profissional tem condições de fornecer um diagnóstico final ou solicitar outros exames complementares que considerar necessários.

Agende um horário: